|memória de elefante|

e de como esta constatação me deixou a hiperventilar…

como poderá ser possível ter memórias tão reais, tão presentes, tão vívidas, de uma altura em que eu tinha apenas 4 anos??? [ou a dias de fazer 4 anos]

lembro-me do jardim, lembro-me da mão do meu avô na minha, lembro-me da roupa de lã e do cachecol. lembro-me da boina do meu avô. lembro-me perfeitamente que estava frio, que seria outono ou inverno. lembro-me do pin no casaco da minha tia. lembro-me dos slogans que se gritavam na rua. lembro-me dos cartazes de apoio numa altura em que eu ainda nem sabia ler. lembro-me das cores, principalmente do amarelo.

lembro-me perfeitamente do combate dos dois políticos na segunda volta das eleições presidenciais de 86. lembro-me do candidato que o meu avô e os meus pais apoiavam. lembro-me de termos ido depois de almoço à escola – que um dia viria a ser a minha – para votar.

confrontada com a história, era impossível estar a falar de algo que aconteceu em 86. impossível tendo por base os registos da minha memória.

mas, se prestar bem atenção, o meu avô faleceu em 88, logo não haverá qualquer hipótese de isto ter acontecido noutro ano que não aquele.

até porque os factos não mentem, os registos estão lá, e a wikipédia, juntamente com todos os registos noticiosos, o confirmam.

certamente, terá sido um dia marcante para mim. talvez mesmo o meu primeiro contacto com a cidadania, não sei [pois isto já sou eu a especular].

até que ponto poderei confiar na minha memória? não terei eu confundido as imagens, criado uma espécie de associação entre os diferentes elementos, construindo uma nova realidade?

parece impossível, pois ainda sinto o calor da mão do meu avô na minha mão.

|memória de elefante|

Um pensamento sobre “|memória de elefante|

Para bater à porta...

