|bugiada – porque isto também sou eu|

Ao contrário do “espírito livre” que sempre julguei ser, sou uma pessoa de raízes… raízes profundas no que diz respeito ao lar, à família e às tradições.

não me imagino a viver de forma errante, a fazer do mundo a minha casa. não sou do género cosmopolita que gosta de viajar sem destino certo. gosto de viajar sabendo que voltarei à minha casa; que voltarei ao meu quarto, ao meu sofá e à minha varanda; que voltarei a abraçar e a cheirar as minhas pessoas, a sentir o calor dos meus de tempos a tempos [sendo que o intervalo desses tempos tem de ser muito curto].

não sei viver à distância, não sou feliz assim.

percebi-o quando, num acesso de independência, decidi sair de casa para estudar, numa universidade relativamente perto de casa mas longe dos meus amigos. não sou bicho que se dê sozinho. não me importo de estar só sabendo que é apenas por horas. é isso, gosto de ser independente mas apenas por algumas horas, em que estou bem comigo mesmo.

quanto às tradições, vivo-as desde pequena. fazem parte de mim, do que eu sou e de como eu sou. cresci no meio disto e este é o dia em que a família e a tradição mais se enraízam em mim.

Bugios e Mourisqueiros
Bugios e Mourisqueiros

há todo um ritual que envolve este dia… amuos, resmungos e um tom de voz mais elevado culminam num dia de grande azáfama e animação. os dois lados do ritual estão bem presentes lá em casa, mas invertidos: a tensão dá lugar à festa, enquanto que na lenda a festa dá lugar à tensão, que culmina em grande animação.

em tempos, uma amiga escreveu sobre este dia, de forma peculiar, mas que ainda hoje me faz rir. o pai passa a padrinho deste gente toda e ainda hoje assim o é.

 

 

Faltam dias, apenas alguns dias para que a vila se encha de cor, ganhe uma nova vida para  depois voltar ao murmúrio dos dias da aldeia. [hoje começam as comemorações com a inauguração de um espaço muito especial, sobre o qual é possível ler aqui.]

|bugiada – porque isto também sou eu|

Para bater à porta...

