|cheiros|

O meu dia é marcado pelos cheiros.

O cheiro a banho, a toalhas fofas e a roupa lavada.

O cheiro a leite com café, pão torrado ou cereais.

O cheiro do meu e do teu perfume a sair apressadamente de casa.

Já na estação, sinto o cheiro da multidão, das gentes que se apinham para apanhar o comboio… da senhora muito bem vestida e maquilhada [e que deve trabalhar numa perfumaria da baixa]; do homem que se aproxima e já de cigarro entre os dedos; do miúdo de 13 ou 14 anos que ainda não tem o olfacto bem apurado e se encharca em perfume para seduzir a miúda lá da escola.

A carruagem inunda-se de cheiros diferentes; cheiros quentes e doces que se misturam com o cheiro a chuva, que se misturam com o cheiro a sono, que se misturam com o cheiro a planos e a reuniões de toda uma semana de trabalho.

Aqui também se sente o cheiro a pão… alguém vem a tomar o pequeno almoço no comboio e traz consigo o cheiro a pão fresco com manteiga.

Já na saída do metro volto a sentir o cheiro a café. café expresso, acabado de tirar. Tomava outro café [aliás, tenho mesmo de tomar outro café para não deixar margem de manobra à dor de cabeça das segundas feiras de manhã].

Muitos destes cheiros acompanham-me até ao escritório, fazem parte da minha viagem, fazem parte do meu dia.

Vivo de cheiros que me trazem à memória as rotinas, as vivências, as estórias da minha adolescência e do início da minha vida adulta. não sou saudosista. sou sensível aos cheiros. e com eles identifico as pessoas, as minhas pessoas, as pessoas dos outros, os meus sítios e os sítios dos outros.

Os cheiros são o gatilho da minha memória, são o meu sudoku ou as minhas palavras cruzadas. são como um exercício diário para manter o cérebro em constante actividade.

|cheiros|

Para bater à porta...

