|almoço de domingo|

Almoço de domingo é em casa dos meus pais.

é uma forma de nos mantermos em contacto, de nos juntarmos à mesa, de colocarmos a conversa em dia e de levar jantar e almoço para o dia seguinte já preparados.

apesar de não gostar, a minha mãe é óptima cozinheira, mas diz que cozinha por obrigação e não por gosto. e, no entanto, faz da comida terapia – gosta que toda a gente coma bem, que repita e que rebole para sair da mesa.

tem aquele hábito de preparar a mesa como se fosse dia de festa, fazer um prato que agrade a todos ou adaptar outro prato aos gostos de cada um. normalmente, prepara ainda uma sobremesa de forma a tornar os almoços de domingo mais especiais.

ora faz um pudim porque o meu pai, o homem cá de casa e o meu afilhado gostam; ora faz aletria quentinha porque a minha irmã, o homem cá de casa e o meu afilhado gostam… para o meu cunhado, qualquer doce acompanhado de fruta é um manjar dos deuses.

para mim… ora, para mim faz sopa para eu levar para a noite e para o dia seguinte. Sobremesa? diz ela que eu não como coisas doces…

ela está, claramente, a ver um EU futuro e não a alma gulosa que ainda habita neste corpo…

|almoço de domingo|

Para bater à porta...

