[sabores de infância]

Já não me lembro de quando foi a última vez que me lambuzei com Nutella…

Acho que já nem me lembrava do cheiro e nem do sabor… e como eu gostava daquilo!

E não é que o raio da mulher, da Nigella, tinha de me lembrar que eu até gosto (MUITO) daquilo?!

Já tinha ouvido falar da senhora mas nunca tinha visto nenhum programa nem tentado reproduzir qualquer receita até há uns tempos atrás (tal como já o disse aqui)…

Mas o programa “Nigellíssima” mudou tudo!

Acho que há um “A.N.” (Antes de Nigellíssima) e um “D.N” (Depois de Nigelíssima)…

Primeiro, porque adoro o sotaque dela… depois, porque adora a forma apaixonada como fala da cozinha italiana… ou melhor, da forma como ela fala da cozinha em geral… e naqueles programas é tudo tão, mas tão “guloso”!!! Há qualquer coisa ali que funciona bem e que faz despertar um pouco da Nigella que há dentro de nós (ou é só marketing, que também é válido).

Desta vez, decidi presentear a minha mãe (e os gulosos lá de casa) não apenas com umas rosas brancas mas também com um Cheesecake de Nutella…

Sem dúvida que este tipo de sobremesa é muito mais ao estilo do meu pai do que propriamente da minha mãe, mas serviu para adoçar a boca a toda a gente 😉

Carambas, aquilo ficou mesmo bom!!!

(mesmo tendo sido feito às 03h30 da manhã para que tivesse tempo suficiente de ficar no frio)

De forma rápida, aqui fica a receita:

PARA A BASE:

– 270gr de bolacha Digestiva (ou de aveia, vai dar ao mesmo);

– 75gr de manteiga à temperatura ambiente;

– uma boa colher de sopa de nutella;

– uma “mão” de avelã picada.

Modo de preparação:

– ralar e mexer tudo até ficar como que areia molhada; forrar o fundo de uma forma daquelas que dá para abrir o aro e tirar o fundo, sem amassar muito nem ficar muito perfeito; levar ao frigorífico enquanto se prepara a cobertura.

PARA A COBERTURA:

– 500gr de queijo creme (Philadelphia ou não – eu usei um qualquer do Lidl pois era bem mais económico) à temperatura ambiente;

– 40gr de açúcar em pó (cortei um pouco à quantidade pois achei que não era necessário tanto açúcar – e não era);

– 400gr de nutella (Oh yeah!);

Modo de Preparação:

– misturar tudo de forma a ficar bem cremoso e homogéneo; retirar a forma do frio e colocar este preparado sobre a base de bolacha; sobre a superfície final cobrir com avelã ralada e levar ao frio por umas 4 horas (no meu caso devem ter sido umas 8 horas, pois pode ser feito de véspera).

 

Simples, fácil e delicioso (e bomba calórica mas who cares???)

Resultado final:

Nutella Cheesecake
Nutella Cheesecake
[sabores de infância]

Para bater à porta...

